quinta-feira, 28 de março de 2013

Será que sabemos o real significado da páscoa?







    


     O poder simbólico da páscoa por vezes é esquecido pela sociedade. Em várias datas comemorativas nos deparamos com práticas um tanto reversas a proposta da data em questão. Nós como cidadãos racionais, deveríamos pensar em ponderar nossas atitudes diante desse fato. Esquecemos totalmente do intuito e somente comemoramos, e de forma errada. A páscoa se reduziu em trocas de ovos de chocolate entre amigos e familiares, e a união e simplicidade sugeridas pela mesma, ficaram em segundo plano.

     A palavra páscoa, de origem judaica, representa o "caminho" entre a escravidão e a liberdade conquistada pelos judeus no Egito, segundo consta em êxodo, na bíblia. Assim como também simboliza a "passagem" da morte para a vida de Jesus Cristo. Ainda, o mesmo termo foi também usado para denominar as festas pagãs, que celebravam a chegada de uma nova estação. E atualmente, pode se referir ao ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até a Pentecostes.

     A simbologia dessa data traz a "passagem" ao renascimento, o fim da morte para o ínicio da vida, a inversão do final para um recomeço. E a imagem do coelho ligada à páscoa para o catolicismo, representa a fertilidade e os ovos é a chegada de uma nova vida. Hoje esse significado real é esvaído da consciência coletiva pelas propagandas comerciais e pelo próprio consumo.

     Devemos deixar essa displicência consumista de lado, para nos envolvermos com as tradições que essas datas oferecem. Assim, partilharemos a cultura e os novos hábitos, que nos remetem a algo desconhecido de nosso mero conhecimento. Claro que ovos de páscoa são deliciosos e que ponderadamente podemos consumi-los, mas sem esquecermos da importância dessas comemorações, que constitui nossa história.

Feliz e abençoada Páscoa a todos nós!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário